Notícias sobre Rita Lee.
Neste texto, vamos homenagear a trajetória artística e pessoal de Rita Lee, que marcou gerações com suas canções irreverentes, criativas e libertárias. Vamos relembrar os principais momentos da sua carreira, desde os tempos dos Mutantes até a sua fase solo, passando pelas parcerias com Roberto de Carvalho, Gilberto Gil e outros nomes da música brasileira.
Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. Filha de um dentista americano e uma pianista italiana, ela começou a se interessar pela música desde cedo, incentivada pela mãe. Aos 16 anos, ela formou um trio vocal feminino chamado Teenage Singers, que fazia apresentações amadoras em festas de escolas.
Em 1964, ela entrou em um grupo de rock chamado Six Sided Rockers, que depois mudou de nome para O'Seis e finalmente para Os Mutantes, em 1966. A banda era formada por Rita Lee (vocal e percussão), Arnaldo Baptista (teclado e vocal) e Sérgio Dias (guitarra e vocal), além de outros músicos que se revezavam na bateria e no baixo.
Os Mutantes foram uma das bandas mais importantes e influentes do rock brasileiro, misturando elementos da música pop, psicodélica e experimental. Eles se destacaram pela sua originalidade sonora e visual, usando instrumentos eletrônicos modificados e roupas extravagantes. Eles também se envolveram com o movimento tropicalista, participando de shows e discos de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Entre 1968 e 1972, Os Mutantes lançaram seis álbuns de estúdio: Os Mutantes (1968), Mutantes (1969), A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado (1970), Jardim Elétrico (1971), Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets (1972) e Tudo Foi Feito pelo Sol (1974). Algumas das músicas mais famosas da banda são: "Panis et Circenses", "Ando Meio Desligado", "Balada do Louco", "Top Top" e "Cantor de Mambo".
Em 1972, Rita Lee deixou Os Mutantes após desentendimentos com os outros integrantes. Ela iniciou então a sua carreira solo, que duraria mais de quatro décadas e renderia mais de 30 álbuns. No início, ela formou uma nova banda chamada Tutti Frutti, com quem gravou sucessos como "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow" e "Ovelha Negra".
Em 1976, ela conheceu o guitarrista Roberto de Carvalho, com quem se casou e teve três filhos: Beto Lee, João Lee e Antônio Lee. O casal também formou uma parceria musical duradoura...
Comentários
Postar um comentário