'Fórum de Transição Energética no Transporte Público': primeiro dia apresenta avanços nacionais e debate infraestrutura operacional.
O primeiro dia do Fórum “Emissão Zero e Novas Alternativas: Transição Energética no Transporte Público do Estado do Rio de Janeiro”, nesta terça-feira (3), no Centro do Rio, foi marcado por debates sobre eletrificação, fontes alternativas de energia e os rumos da descarbonização do transporte coletivo. O evento contou com a participação do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) e da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), além de especialistas do Brasil e do exterior.
Na abertura do fórum, autoridades estaduais destacaram a importância de alinhar planejamento, inovação e sustentabilidade para a modernização do transporte público. O presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, ressaltou os avanços da licitação inédita das linhas de ônibus intermunicipais, que prevê a adoção de tecnologias mais limpas, como ônibus elétricos e movidos a gás.
“Esse novo cenário abre espaço para o debate sobre tecnologias, infraestrutura, captação de recursos e caminhos práticos para acelerar a transição energética, especialmente em um contexto no qual todo o sistema de transporte intermunicipal estará coberto por um regime licitado de concessão, com regras claras e padrão de qualidade”, afirmou Salgado.
A secretária de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem, participou da mesa de abertura e destacou a importância da realização do fórum.
“A discussão sobre a transição energética no transporte público é estratégica não apenas para o Estado do Rio de Janeiro, mas para o futuro da mobilidade urbana como um todo. Estamos falando de um desafio complexo, que envolve eficiência, sustentabilidade, equilíbrio econômico e, sobretudo, o cuidado com as pessoas. Planejar essa transformação com responsabilidade e visão de longo prazo, alinhada à realidade do nosso território, é o caminho para garantir mobilidade, desenvolvimento e qualidade de vida para a população.”
Painéis abordam eletrificação, licitação e inovação no transporte coletivo
Na primeira palestra, o tema abordado foi sobre a viabilidade para a eletrificação do transporte público no Rio de Janeiro, com Sergio Habib, fundador do Grupo SHC e presidente da JAC Motors.
Já o primeiro painel abordou as alternativas de fontes de energia limpa para a descarbonização das frotas do transporte público coletivo, com representantes de diferentes setores privados e públicos, incluindo a Secretaria de Energia e Economia do Mar.
No segundo painel, foram apresentadas experiências de cidades, como Porto Alegre (RS) e Montes Claros (MG), com a eletrificação de frotas do transporte público, do planejamento à operação.
Um dos destaques da tarde foi o terceiro painel, sobre os aspectos da licitação do transporte público metropolitano e o sistema de bilhetagem, que abordou temas como biometria facial, eficiência, segurança e sustentabilidade, com representantes do Detro-RJ, Setram e Mais.Mobi. O debate reforçou o papel do novo modelo regulatório como indutor de inovação e de melhoria da qualidade do serviço prestado à população.
Promovido pela Fundação Rede Criativa, o fórum segue até esta quarta-feira (4), com uma programação voltada para a troca de experiências nacionais e internacionais, apresentação de resultados de testes operacionais, soluções de financiamento, e estratégias para viabilizar a transição energética em larga escala no transporte público.


Comentários
Postar um comentário